AC

AC
Portfólio de Filosofia

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

12/01/2010 e 19/01/2010

O que é agir eticamente?

O dominio do ético é o da pessoa e o da sua relação com os outros.
Só a pessoa é portadora de valores éticos e só ela realiza acções susceptivas de avaliação ética.
A conduta ética de uma pessoa tem sempre reprecussão sobre os outros, afectando-os de um e de outro modo; ao agir eticamente, as consequências da sua acção atingem os outros.

O que é uma acção ética?

São acções em que o agente sacrifica os seus interesses pessoais, directos e imediatos, a interesses de terceiros. É por isso, levar em conta os interesses dos outros.

“É assumir-se como espectador imparcial e adoptar um ponto de vista universal”
Singer

Razões que justificam a acção ética. A questão é a de saber porque razão haveremos de ser éticos sendo que a acção ética implica privilegiar o universo em prejuizo dos interesses particulares.
Esta questão sobre a ética recebeu respostas diferentes.


Ø A consciência humana impõe preocupações éticas
O ser humano tem consciência do mundo que o rodeia e de si próprio.
(Consciência reflexiva)
A consciência de si e a consciência em geral envolve o eu e o outro (instituições sociais que balizam o endivíduo e fornecem um quadro de referência.


Ø O interesse pessoa impõe preocupações éticas.
Os nossos interesses não existem isolados, mas estão sempre ligados aos interesses dos outros.
O que é solidário, generoso e leal, estabelece relações gratificantes com os outros e esse tipo de relações é fundamental para desenvolver as suas potencialidades.
Como o ser humano é consciente, capaz de se projectar para o futuro e transcender as coordenadas imediatas do “aqui” e do “agora”, esta ponderação de interesses aconselha o comportamento ético como preferível.


Ø O eu e as instituições
A pessoa é uma construção que depende das interacções que o ser humano estabelece com os outros e do enquadramento das instituições como a família, a escola, o estado, areligião, etc.


Ø A complexidade da relação indivíduo/sociedade
A relação do individuo com as instituições sociais é ambivalente por um lado, a interação social é indispensável para o desenvolvimento do indivíduo, por outro, impõe-lhe regras e constragimentos.
Nas relações interindividuais impõe-lhe encontrar algum equilíbrio em competição e cooperação pois só ele torna possível o desenvolvimento da sociedade.

Sem comentários:

Enviar um comentário